Transnordestina adia início das operações de transporte entre PI e CE por falta de licença do Ibama
23/10/2025
(Foto: Reprodução) Ferrovia Transnordestina em trecho que passa pelo município de Paulistana.
Projeto/Divulgação
A Transnordestina Logística anunciou nesta quinta-feira (23) o adiamento do início do transporte de cargas entre o Piauí e o Ceará por falta de uma licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Em nota, a empresa afirmou que a ferrovia está pronta e já recebeu autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para começar as chamadas operações comissionadas, mas ainda depende da Licença de Operação do Ibama.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Segundo a empresa, todos os testes iniciais foram concluídos com sucesso, e a estrutura está pronta para receber os primeiros trens. Porém, sem a licença ambiental, a operação ainda não pode começar.
Com a pendência da licença, os eventos previstos para esta sexta-feira (24) e sábado (25), respectivamente em Bela Vista do Piauí e Iguatu, no Ceará, foram adiados.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
“Lamentamos informar o adiamento do início da operação e dos eventos agendados. A Transnordestina Logística, junto com o Ministério dos Transportes, não tem medido esforços para iniciar as operações o mais breve possível”, informou a empresa no comunicado.
A empresa informou que continua trabalhando no avanço das obras e que uma nova data para o início da operação comissionada será divulgada assim que o Ibama liberar a licença.
A Transnordestina é um dos principais projetos de infraestrutura do Nordeste. A ferrovia pretende conectar o interior do Piauí e do Ceará aos portos da região, para facilitar o transporte de grãos, minérios e outros produtos, além de estimular a economia local.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube