Tirar os eletrodomésticos da tomada garante segurança e economia
Tirar os eletrodomésticos da tomada garante segurança e economia
Assessoria Energisa MT
Retirar os eletrodomésticos, carregador de celular e outros equipamentos elétricos da tomada, quando não estão em uso, não é apenas uso consciente da energia, é uma atitude simples pode evitar curto-circuito, choque elétrico e incêndio.
Segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2024 foram registrados 1. 077 acidentes envolvendo energia elétrica no Brasil, dos quais 739 fatais. Com relação aos acidentes residenciais foram:
Eletrodomésticos e eletroeletrônicos: 33 mortes por choques e 90 grandes incêndios
Instalações internas: 78 mortes por choques e 29 por incêndios
Extensões e benjamins: 11 grandes incêndios e 2 mortes
Entender quais os equipamentos que devem ser desconectados da tomada, e o motivo, é o primeiro passo para manter a sua casa segura e não ter susto com a fatura no final do mês.
“Os aparelhos que utilizam resistência elétrica como: cafeteiras, ferros de passar, secador de cabelo e air fryers, devem ser desconectados da tomada imediatamente após o uso. Por utilizarem condução de calor, há o risco maior de queimadura e incêndio”, explica Elisangela Castellano, coordenadora de Saúde e Segurança de Trabalho da Energisa MT.
Nesses equipamentos existe risco dobrado, ele pode ser causado através do contato da superfície quente com produtos inflamáveis ou pela sobrecarga nas instalações. “Por isso, além de desconectar da tomada é importante manter as instalações residenciais em dia e fazer a manutenção dos equipamentos em assistências autorizadas”, alerta Elisangela.
As lava-roupas e chuveiros elétricos merecem atenção especial, é preciso desligá-los para realizar qualquer manutenção em seu funcionamento. “Estes equipamentos utilizam água e a água é condutora de energia. O chuveiro deve ser desligado para mudar a temperatura e a máquina de lavar deve estar desligada para colocar as roupas, o sabão em pó e o amaciante e na hora de retirar as roupas para estender. Inclusive muitas pessoas mexem nas roupas quando estão de molho e o risco de choque aí é imenso”, ressalta a coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa.
Em caso de acidentes nestas situações o primeiro passo é desligar o disjuntor geral, depois chamar os bombeiros caso haja incêndio, o SAMU caso haja vítimas, e nunca tocar na pessoa que levou o choque, pois ela pode estar energizada. “A energia elétrica proporciona muitos benefícios, mas deve-se ter cautela ao utilizá-la”, finaliza.FONTE: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/especial-publicitario/energisa-energia-e-o-clima/noticia/2025/11/13/tirar-os-eletrodomesticos-da-tomada-garante-seguranca-e-economia.ghtml