Técnico Filipe Luís, do Flamengo, conquista principais títulos do futebol no Brasil em tempo recorde
04/12/2025
(Foto: Reprodução) Filipe Luís, técnico do Flamengo, conquista os principais títulos do futebol no Brasil com 426 dias de carreira
O técnico Filipe Luís, do Flamengo, conquistou os principais títulos do futebol no Brasil em tempo recorde.
É difícil acumular tantos troféus e manter as prateleiras organizadas. Nada que uma avó rubro-negra não possa ensinar. Érica Deslandes levou os netos ao Museu do Flamengo para celebrar os dois últimos títulos e o sucesso de um treinador de quem é fã confessa.
"Uma pessoa simples, tem um foco, tem uma técnica, e ele impõe respeito ali naquela beirada do campo. Para mim, ele é assim maravilhoso”, diz Érica.
Ele mesmo neto de um avô rubro-negro. Filipe Luís pendurou as chuteiras no dia 3 de dezembro de 2023. E tinha um sonho:
"Meu sonho é treinar o Flamengo e conquistar títulos com o Flamengo. E vou fazer, vou realizar”.
Exatamente dois anos depois veio a consagração como treinador. Na quarta-feira (3) à noite, em um Maracanã com mais de 73 mil pessoas, o Flamengo precisava vencer o Ceará para garantir o título com uma rodada de antecedência. E conseguiu: 1 a 0, gol de Samuel Lino ainda no primeiro tempo.
Com este troféu, Filipe Luís conquistou os títulos da Libertadores, do Brasileiro e da Copa do Brasil em tempo recorde: 426 dias. Foram 301 dias a menos do que Abel Ferreira levou para conseguir isso com o Palmeiras.
Técnico Filipe Luís, do Flamengo, conquista principais títulos do futebol no Brasil em tempo recorde
Reprodução/TV Globo
Apenas Scolari, Lopes, Tite e Cuca têm essas três taças, e eles levaram anos, décadas para atingir essa marca. Com o título de quarta-feira (3), Filipe Luís entrou nessa lista de grandes treinadores e foi um pouco além: passou a ser o único a conquistar Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Libertadores como técnico e jogador. E foi tudo pelo Flamengo.
"Não sabia desse contexto. Realmente, eu estou muito feliz, não caiu a ficha, porque eu já estou pensando no próximo jogo. É tudo muito rápido, não tem muito tempo para comemorar”, diz Filipe Luís.
"Essa reta final de temporada foi dura, mas conseguimos o título da Libertadores, do Brasileiro. Agora, é comemorar os dias que a gente pode, porque a gente já tem outro campeonato pela frente", afirma Samuel Lino, atacante do Flamengo.
O próximo desafio da lista é o Intercontinental de Clubes, no Catar. A competição começa na quarta-feira (10) contra o Cruz Azul, do México. É o troféu que falta para nota dez de uma torcida de exigência infinita.
"Oito e meio", diz João Deslandes, torcedor flamenguista. "Você é muito exigente, João", indaga o repórter. "Mas, assim, quando chegar no Mundial é dez. É mil!", responde o menino.
LEIA TAMBÉM
Flamengo vence Palmeiras e se torna o primeiro brasileiro tetracampeão da Libertadores