Suspeito de extorquir e chantagear mulheres em esquema de 'golpe amoroso' é preso no Amapá
10/12/2025
(Foto: Reprodução) Suspeito de extorquir e chantagear mulheres em esquema de 'golpe amoroso' é preso no Amapá
Um homem de 33 anos suspeito de integrar um esquema de 'golpe amoroso' foi preso pela Polícia Civil do Amapá nesta quarta-feira (10), no bairro do Infraero 2, na Zona Norte de Macapá. Segundo as investigações, o preso, enteado do líder do grupo, mantinha relações sexuais com as vítimas para depois chantageá‑las e extorqui‑las.
A polícia informou que o esquema funcionou entre os anos de 2015 e 2016. Cada integrante do grupo tinha a sua função no estelionato. Até o momento, oito vítimas foram identificadas.
Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça
Além da extorsão, o grupo obrigada as vítimas a contribuírem com detentos do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).
“Após as relações sexuais, o mentor começava a chantagear e a extorquir as vítimas, fazendo‑as transferir valores que chegaram a até R$ 12 mil, além de obrigá‑las a montar cestas básicas e a conseguir chips para enviar ao Iapen por meio de outra infratora, companheira do mentor", explicou o delegado Alan Moutinho, responsável pelo caso.
LEIA MAIS:
Irmã de modelo amapaense morta ao ser empurrada do 14º andar de hotel reage à prisão de empresário após 20 anos: 'Chorei de alívio'
Amapá registra 169 acidentes de trânsito em novembro de 2025; veja dados
Como o esquema funcionava?
O mentor do golpe se apresentava como médico bem-sucedido e fazia promessas de relacionamento para ganhar a confiança das vítimas, que segundo divulgado pela polícia, tratavam-se de mulheres em situação de vulnerabilidade.
Após envolvimento emocional com as vítimas, o suposto médico pedia que as vítimas se relacionassem sexualmente com outro integrante, que seria o enteado preso. O encontro era marcado e a relação filmada sem o consentimento das mulheres.
O delegado disse ainda que as investigações identificaram mais de 400 ligações relacionadas ao golpe. O preso será apresentado em audiência de custódia e depois encaminhado ao Iapen para cumprir a pena de 3 anos e 11 meses.
Homem é preso em Macapá suspeito de integrar esquema de golpe amoroso
Polícia Civil/Divulgação
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: