Servidor do INSS denuncia ter sido aliciado para participar de esquema de fraude e PF inicia investigação em RO
Operação Autolycus
Polícia Federal
Um servidor do INSS em Porto Velho (RO) denunciou ter sido procurado por pessoas desconhecidas que tentaram convencê-lo a participar de um esquema de fraudes em benefícios previdenciários. Ao recusar, ele passou a sofrer ameaças de retaliação e até de exoneração. O relato, feito em 2024, deu início a uma operação da Polícia Federal nesta segunda-feira (17).
As investigações começaram em agosto do ano passado e já resultaram na prisão em flagrante de um suspeito. Ele teria viajado do Pará até Rondônia para tentar aliciar servidores. Segundo os investigadores, o grupo utilizava várias linhas telefônicas, ocultava a comunicação entre os envolvidos e se hospedava em diferentes cidades de Rondônia para ampliar a cooptação de funcionários.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RO em tempo real e de graça.
Aa investigações mostraram que o grupo também operava em outros estados, analisando o histórico funcional de servidores para identificar vulnerabilidades e, assim, oferecer vantagens ou aplicar ameaças.
Nesta nova etapa, a Justiça Federal em Rondônia expediu mandados de busca e apreensão em todo o estado para recolher materiais que podem ajudar nas investigações.
A Justiça Federal em Rondônia expediu mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos nesta segunda-feira. O material recolhido será analisado pela Polícia Federal. Os investigados podem responder por crimes como corrupção ativa e passiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas públicos e outros delitos que forem identificados ao longo das apurações.
Veja os vídeos em alto no g1:
Veja os vídeos que estão em alta no g1
LEIA TAMBÉM:
Pescador leva mordida de cobra enquanto filmava pescaria em RO: 'Foi rápido'
Onze pessoas são presas por 'gato de energia' em Porto VelhoFONTE: https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2025/11/17/servidor-do-inss-denuncia-ter-sido-aliciado-para-participar-de-esquema-de-fraude-e-pf-inicia-investigacao-em-porto-velho.ghtml