Rachaduras na 'Ponte do Tancredo Neves' não representam risco de colapso, avalia Crea
20/01/2026
(Foto: Reprodução) Ponte do Tancredo Neves: CREA faz inspeção técnica em rachaduras na ponte
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) realizou nesta terça-feira (20), uma inspeção técnica na Ponte Presidente Médici, conhecida popularmente como "Ponte do Tancredo Neves", Zona Sudeste de Teresina. Os profissionais descartaram preliminarmente o risco de colapso, mas apontaram a necessidade de manutenções.
Imagens que mostram uma rachadura na estrutura repercutiram nas redes sociais e causaram preocupação entre os moradores.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
O engenheiro Hércules Medeiros, presidente do CREA-PI, detalhou que o distanciamento entre os elementos compõe o projeto da ponte, mas sugeriu a manutenção do sistema de vedação da estrutura .
"Existe um sistema de vedação que é pra evitar que se acumule material. Com o tempo, esse sistema de vedação tem que passar por manutenção, tem que ser substituído. Ao longo do trecho, a gente observa que precisa se fazer a troca desse elemento de vedação", iniciou o engenheiro.
"Inicialmente, a gente descarta, pelo menos preliminarmente, o risco de colapso da estrutura. É importante passar para a população que ela permanece segura, aparentemente. O que a gente aconselha é a substituição desse elemento de vedação", completou o presidente do Conselho Regional.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) já havia informado anteriormente que a rachadura não apresenta risco estrutural, atribuindo o registro a 'juntas de dilatação'.
Imagem de suposta rachadura na 'Ponte do Tancredo Neves' repercute; veja vídeos do local
Aric Lages / g1
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube