Prêmio Profissionais do Ano, da Globo, reconhece profissionais que fazem da publicidade brasileira uma das melhores do mundo
28/11/2025
(Foto: Reprodução) Prêmio Profissionais do Ano
A propaganda brasileira viveu uma noite de Gala, na quinta-feira (28) em São Paulo. Foram anunciados os vencedores da Quadragésima Sétima Edição do Prêmio Profissionais do Ano, da Globo.
Se for para se emocionar, que seja pra valer. Se for pra se mudar, que seja com a melhor vista. E se for pra voltar no tempo, que seja para um grande reencontro. Os profissionais que fazem a gente parar diante da tela também na hora do intervalo lotaram a plateia do Prêmio Profissionais do Ano, o PPA.
Maju Coutinho e William Bonner comandaram a festa.
"A publicidade é o ofício de transformar atenção em afeto", diz Maju.
"Eu queria parabenizar os profissionais que enxergaram aquilo que em propaganda, em marketing é fundamental, que é oportunidade", afirma William Bonner.
Foram mais de 850 trabalhos inscritos na 47º edição do PPA. 58 chegaram à final e 16 campanhas nacionais e regionais foram as grandes vencedoras da noite.
O convite pro público se jogar no Lollapalooza deu à Agência Lovely o PPA na categoria Sudeste Capitais.
"A partir de uma grande ideia ser veiculada numa emissora como a TV Globo, ela gera uma potência gigante. Então, você é capaz de atingir lares, corações, emoções, então, é muito bacana hoje você estar aqui e poder ver que uma campanha sua hoje é premiada desse jeito em todo esse universo", pontua Gláucia Montanha, CEO da Agência Lovely.
A publicidade mexe mesmo com os nossos sentimentos. Na categoria Valor Social, a vencedora, a Agência Calía, escancarou o trabalho invisível das mulheres.
"A economia que cuida para que o mundo possa girar, possa funcionar e ela é silenciosa, né? ela não é contabilizada e esse trabalho da mulher é fundamental para nossa sociedade. então é para colocar uma luz sobre isso para a gente, enfim olhar um pouco mais", ressalta Geisa Lopes, diretora-geral de criação da Agência Calia.
A campanha "Nu Explica no JN" levou o prêmio na categoria Integrada. A Agência Wieden+Kennedy São Paulo aproveitou os intervalos do noticiário mais importante do Brasil para também informar.
"Foi uma inovação de mídia inédita que a gente fez, trazendo informação dentro de um contexto super importante, super contundente, que é o Jornal Nacional, mas obviamente elevando a marca e a solidez do Nubank dentro do noticiário", afirma Camila Hamaoui, presidente da Wieden+Kennedy São Paulo.
O PPA reafirma o papel da publicidade como um espelho da sociedade. Estamos cada vez mais conectados, grudados mesmo no celular. A Agência Africa Creative ousou discutir o uso excessivo do celular numa campanha para uma empresa de telefonia, e levou o prêmio na categoria Filme Trinta Mais.
"Tem uma série de estudos que apontavam para isso, né? E aí a gente trouxe esse insight para Vivo de falar que existe essa atenção, é uma dor do mundo atual, é uma dor contemporânea e é assim, exige coragem a gente ir lá e tocar em uma coisa que é muito relevante", pontua Ana Kuroki, CSO da Agência Africa Creative.
O celular ainda foi tema de outra campanha premiada. É que esse aparelho agora consegue resolver quase todos os nossos problemas... Com essa campanha, a Agência Suno United Creators venceu a categoria Nacional.
"Eu acho que as propagandas e os comerciais que contam histórias não tem como não se encantar. E acho que o papel da Globo é valorizar o anunciante, valorizar o cliente e da mesma maneira valorizar quem está assistindo: a audiência. Com qualidade, sempre premiando coisas que são diferentes, que fizeram algo, que tocaram de alguma maneira o Brasil", declara Guga Ketzer, fundador da Suno United Creators.
Nesses 47 anos de história, o PPA atingiu números grandiosos: mais de 46 mil peças publicitárias analisadas, 3.200 prêmios distribuídos para os profissionais que fazem a nossa publicidade ser reconhecida internacionalmente. E, a partir do ano que vem, o PPA vai reconhecer também os futuros talentos da propaganda brasileira.
Manzar Feres, Diretora-Geral de Negócios da Globo, anunciou a novidade: uma parceria com o Movimento LED - Luz na Educação.
"A gente está preparando uma nova premiação voltada para estudantes de Publicidade e Propaganda, aqueles que estão chegando, cheios de vontade no nosso mercado, de curiosidade, e de ideias para transformar o mercado."
Manzar também destacou a parceria de décadas com o mercado publicitário.
"Contar histórias faz parte do nosso DNA. A boa propaganda precisa contar boas histórias, ou seja, precisa emocionar, precisa tocar os brasileiros, mostrando os diversos sotaques na sua pluralidade. Então, quando a gente junta essas duas coisas e a gente coloca na Globo à disposição dessas publicidades, esse conteúdo, mas também todo o nosso ecossistema, todas as nossas plataformas, então é uma forma também da gente apoiar e acolher as boas histórias publicitárias."
Prêmio Profissionais do Ano
Reprodução/TV Globo