Para Trump diz líderes latino-americanos são 'espertos' por mandar 'gente ruim' aos EUA
05/02/2026
(Foto: Reprodução) O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante encontro com líderes religiosos em 5 de fevereiro de 2026
Saul Loeb/AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (5) que líderes latino-americanos são “espertos” por enviarem “gente ruim” ao país. A declaração ocorreu durante um café da manhã com líderes religiosos em Washington.
Trump disse que, na campanha eleitoral de 2024, costumava afirmar que os criminosos latino-americanos deles faziam os bandidos norte-americanos “parecerem bebês”.
Na plateia estava o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, a quem o americano voltou a elogiar por aceitar criminosos perigosos em prisões de segurança máxima salvadorenhas.
Em tom de brincadeira, Trump perguntou a Bukele se não era verdade que o país não enviava “gente boa” aos Estados Unidos.
“Eles são astutos, espertos. Quando você lidera alguns desses países, na América do Sul, na América Latina, precisa ser esperto”, comentou.
“Eles cuidam de sua gente boa, só nos mandam a gente ruim”, acrescentou.
Trump fez um balanço do primeiro ano de governo durante o evento religioso. Ele citou aumento na venda de bíblias e maior participação de jovens em cultos, segundo dados apresentados por ele.
O presidente anunciou um dia nacional de oração em 17 de maio, no National Mall, em frente ao Capitólio, para marcar o 250º aniversário da independência. “Vamos consagrar de novo os Estados Unidos como ‘uma só nação sob Deus’”, declarou.
O Partido Republicano disputará as eleições legislativas de meio de mandato em novembro. A legenda pode perder apoio de grupos que votaram em Trump em 2024, como hispânicos e afro-americanos.
Trump afirmou que, com a campanha de deportações e saídas voluntárias, ao menos 2,5 milhões de imigrantes deixaram o país.