‘Não foi uma abordagem correta’, diz mãe de adolescente ferido em acidente com viatura da PM em Mogi das Cruzes
11/02/2026
(Foto: Reprodução) Família denuncia suposta abordagem incorreta da PM em Mogi das Cruzes
A mãe de um adolescente de 15 anos acusa a Polícia Militar de ter provocado um acidente com o filho dela, que pilotava uma bicicleta elétrica no bairro Jardim Margarida, em Mogi das Cruzes. Segundo Débora Aparecida Caetano, a abordagem policial não foi feita de forma correta e resultou em ferimentos no jovem.
Débora conta que, no dia 5 de fevereiro, o filho, Bruno Caetano da Silva, transitava pela Avenida Celeste com a bicicleta elétrica, que pode atingir até 50 km/h. Ela afirma que uma viatura da PM, que vinha na direção contrária, invadiu a pista do adolescente de propósito, causando a colisão (veja vídeo acima). A família registrou um boletim de ocorrência online dois dias depois, em 7 de fevereiro.
"Não foi uma abordagem correta, não teve voz de parada", disse a mãe. "Eles jogam a viatura pra contramão pra atingir o meu filho".
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a atuação da equipe policial durante a ocorrência será analisada (leia a nota completa). O g1 solicitou também um posicionamento da Polícia Militar, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
Imagens de uma câmera de segurança da rua, obtidas por vizinhos, mostram o momento da abordagem. No vídeo, o adolescente segue de bicicleta enquanto a viatura trafega no sentido oposto. O carro da polícia, então, muda de faixa bruscamente e para na contramão. O jovem não consegue frear a tempo, bate na viatura, cai e se machuca.
Após acidente, adolescente teve luxação nos pulsos e ferimentos na perna
Arquivo pessoal
Após o acidente, vizinhos reconheceram o adolescente e chamaram a mãe. No local, os policiais disseram a Débora que haviam ordenado a parada, mas que o filho teria tentado fugir.
“Eles estavam na contramão, meu filho caiu da bicicleta, fizeram o meu filho levantar, revistaram, pediram pro meu filho carregar a bicicleta pro o outro lado da rua. Eles jogam a viatura pra contramão pra atingir o meu filho”, mencionou Débora.
Devido a dores, a família levou o jovem ao médico no dia seguinte. Ele teve luxação nos pulsos e ferimentos na perna.
A bicicleta elétrica foi apreendida por estar irregular, já que não possuía documentação e o adolescente não tem Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
🔎 Desde o dia 1º de janeiro deste ano, as novas regras para ciclomotores começaram a valer. De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), ciclomotores que atinjam a velocidade máxima de 50 km/h são obrigados a circularem com Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan) e emplacamento. Já quem pilota deve ter carteira nacional de habilitação (CNH) ou autorização para conduzir ciclomotor (ACC) e usar capacete.
O que diz a Secretaria de Segurança Pública
Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), informou que:
"Na quinta-feira (5), durante patrulhamento no bairro Margarida, uma equipe da Polícia Militar abordou uma motocicleta motorizada na contramão e em velocidade incompatível com a via. O veículo era conduzido por um adolescente de 15 anos, cujos responsáveis foram acionados. O adolescente foi liberado e o veículo, apreendido. A Polícia Militar reforça seu compromisso com a legalidade e a transparência e vai analisar a atuação da equipe durante a ocorrência".
Leia mais
Suzano decreta intervenção fiscal em concessão de empresa de coleta de lixo
IPTU 2026 no Alto Tietê: confira calendário de vencimentos por cidade
Veja tudo sobre o Alto Tietê