Ministério da Saúde abre 22 vagas para médicos especialistas no Amapá; veja como se inscrever
05/02/2026
(Foto: Reprodução) Ministério da Saúde abre 22 vagas do Mais Médicos Especialistas no Amapá
Ministério da Saúde/divulgação
O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (3), em Brasília, o segundo ciclo do Mais Médicos Especialistas, iniciativa vinculada ao programa Agora Tem Especialistas, que busca ampliar o acesso da população ao atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS).
No Amapá, estão disponíveis 22 vagas imediatas para atuação em serviços hospitalares e ambulatórios especializados da rede pública nos municípios de Laranjal do Jari, Santana e Macapá.
Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Inscrições
Os interessados podem se inscrever até o dia 19 de fevereiro, por meio da plataforma UNA-SUS.
Expansão nacional
O edital prevê a seleção de 900 médicos especialistas em todo o país, distribuídos em 16 áreas prioritárias, entre elas anestesiologia, cirurgia geral, radiologia, mastologia, ginecologia e oncologia clínica. O foco é atender regiões remotas e socialmente vulneráveis, onde a demanda por profissionais é maior.
Atualmente, o programa conta com 583 médicos especialistas em atividade. Com o novo ciclo, a expectativa é alcançar 1.500 profissionais em todas as regiões do Brasil. A maior parte dos médicos já atua no interior (48,7%) e em áreas metropolitanas (34%).
LEIA MAIS:
Aulas da rede municipal de Macapá começam nesta segunda-feira (9)
Detran abre credenciamento para instrutor autônomo de trânsito no Amapá
Formação e qualificação
Além de reforçar o atendimento em hospitais e policlínicas do SUS, os médicos selecionados terão acesso a aprimoramento profissional em suas áreas de formação. O curso será oferecido por instituições de referência, como hospitais integrantes do Proadi-SUS, a Rede Ebserh e outras entidades formadoras.
A jornada prevê 16 horas semanais de prática assistencial em unidades do SUS e 4 horas semanais de atividades educacionais, incluindo mentoria remota e imersões em serviços de referência.
Fixação de especialistas
O programa também abre espaço para o ingresso imediato de médicos recém-egressos da residência médica, acelerando a fixação de especialistas no SUS e garantindo atendimento qualificado à população.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
VÍDEOS: reveja os vídeos mais recentes do g1 Amapá| em G1 / AP / Amapá