'Minipastora' supera transplante dos rins e vira fenômeno na web com vídeos de pregação: 'Nosso milagre', celebra pai
29/11/2025
(Foto: Reprodução) De UTI ao púlpito: Ester Souza supera transplante e emociona a web com pregações
Aos nove anos, uma "minipastora" em Votuporanga, no interior de São Paulo, acumula quase um milhão de seguidores nas redes sociais ao publicar vídeos de mensagens de fé.
Assim que começou a falar, Ester Souza mencionava Deus nas brincadeiras e nas músicas que inventava. Mas foi na fase mais difícil que a fé ganhou força: a menina foi diagnosticada com uma bactéria no intestino que paralisou os dois rins, o que a fez enfrentar, até então, o seu maior desafio de vida: um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e um transplante, aos três anos.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Ao g1, o pai, Lucas Souza, de 42 anos, também pastor, contou que Ester ficou 54 dias internada, sendo 24 deles na UTI, durante a pandemia, em 2020, em um hospital de São José do Rio Preto (SP).
Ester Souza faz as pregações na igreja que frequenta com a família em Votuporanga (SP)
Reprodução/Instagram
A pequena passou por hemodiálise e os médicos alertaram sobre a necessidade do transplante. No hospital, longe da rotina e dos irmãos, Ester só pensava em orar, conta Lucas.
Aos três anos, a menina começou a falar da Bíblia com uma naturalidade que chamou atenção da mãe, Adriana Souza. A mulher, então, resolveu filmar o momento. Assista ao vídeo abaixo.
Ester Souza começou a rezar quando ainda estava internada na UTI aos 3 anos
Era ali na UTI que a menina passava o tempo conversando com Deus e pedia para se recuperar logo. A cirurgia deu certo e a alta médica veio como alívio depois do medo. A partir de então, Ester diz que passou a enxergar a própria experiência como missão.
"Quando eu tive a experiência na UTI, percebi que realmente a minha missão era espalhar para todo o mundo o amor de Jesus. Foi aí que eu intensifiquei mais ainda minhas pregações nos vídeos", revela a menina.
Família de Ester em oração em Votuporanga (SP); pai dela, Lucas Souza, é pastor
Reprodução/Instagram
O testemunho sobre os dias de internação virou um vídeo publicado nas redes sociais que rapidamente viralizou, com curtidas, comentários e compartilhamentos. A partir daí, as postagens passaram a fazer parte da rotina da casa.
Hoje, com mais de um milhão de seguidores, Ester participa das atividades da igreja evangélica que frequenta com a família em Votuporanga. Entre elas, a pregação, toda semana.
📈 A religião vem ganhando mais adeptos no país. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base em dados do Censo 2022, mostram que o percentual de evangélicos no Brasil bateu recorde e chegou a 26,9% da população, ou seja, 1 em cada 4 brasileiros é evangélico.
Menina supera transplante dos rins e vira fenômeno na web com vídeos de pregações
Com os cabelos cacheados sempre finalizados pela mãe, que é cabeleireira, microfone na mão e estilo próprio, a menina encanta os seguidores com os sermões. Tamanho o reconhecimento, Ester comentou que é parada nas ruas, mas não esperava a repercussão.
"A ficha ainda não caiu, mas fico muito feliz que a palavra do Senhor tem alcançado tantas vidas. Fico muito feliz por tanto carinho e amor ao mesmo tempo", celebra Ester.
Em muitas mensagens recebidas pela família, os seguidores relatam que voltaram a frequentar a igreja, que retomaram a fé ou que encontraram alívio em algum momento de dor ouvindo uma pregação da menina.
🙏 'Nada pode abalar nossa fé'
O pai garante que, mesmo com a fama, Ester segue com a vida de criança: vai à escola, participa da igreja, canta no grupo de jovens e passa um tempo com os amigos. Dentro de casa, a sensação dos pais é de gratidão.
Lucas relembrou o tempo em que via a menina entre aparelhos e medicamentos, sem saber qual seria o desfecho da história. Hoje, ao olhar para o púlpito e ver a filha falando com firmeza sobre fé, o pastor entende o significado da palavra "milagre".
"É um orgulho imenso ser pai dela. Ela nos dá força diariamente para continuar, ela nos ensina muita coisa: como ser forte, ser guerreira e como nada pode abalar nossa fé. A certeza dela nos motiva dia após dia e toda vez nós choramos. Nosso milagre", conclui o pai.
Ester Souza fez transplante de rins aos 3 anos em Rio Preto (SP); o pai, Lucas Souza, aparece ao lado
Reprodução/Instagram
Ester Souza, de 9 anos, faz as pregações na igreja em Votuporanga (SP)
Reprodução/Instagram
Ester Souza com os pais e os irmãos, em Votuporanga (SP)
Reprodução/Instagram
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM