‘Meus Robôs’: jornalista Ben-Hur Correia lança no Rio livro sobre relações entre humanos e inteligência artificial
11/02/2026
(Foto: Reprodução) ‘Meus Robôs’: Ben-Hur Correia lança livro sobre inteligência artificial
O jornalista Ben-Hur Correia lançou, na noite de terça-feira (10), no Rio de Janeiro, o livro “Meus Robôs — Novas relações entre humanos, robôs e IAs”. A obra aborda o avanço da inteligência artificial e as transformações no jeito de lidar com as máquinas. Ben-Hur ainda propõe uma reflexão sobre os impactos futuros desse processo.
O evento, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, na Zona Sul, reuniu colegas de redação, jornalistas e convidados.
“Se a gente for observar a história da humanidade, a gente sempre se projetou nas tecnologias. As ferramentas que a gente usa são projeções que usamos no dia a dia para se reconhecer. Inteligência artificial e robótica também são isso”, afirmou Ben-Hur.
Segundo o autor, o tema envolve o que ele define como o maior investimento das empresas de tecnologia atualmente: sistemas de inteligência artificial e robôs que passam a integrar o cotidiano.
Ben-Hur Correia tem longa trajetória na TV Globo e atua como pesquisador em inteligência artificial, com estudos voltados para a interação entre o ser humano e a máquina. No livro, ele reúne experiências profissionais, análises e referências acadêmicas para discutir o tema.
A jornalista Ana Paula Araújo destacou a expectativa em relação à publicação. “É um mundo novo. Ben-Hur é um especialista nisso e guia a gente nesse mundo. Eu estou com muita expectativa de poder aprender um pouco mais, diante de tanta novidade que a gente está vivendo”, disse.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 RJ no WhatsApp
O jornalista Ben-Hur Correia
Reprodução/TV Globo
Linguagem acessível e temas sensíveis
De acordo com o autor, “Meus Robôs” não é um manual técnico sobre inteligência artificial. O livro é dividido em 7 capítulos e aborda temas como privacidade, educação, mercado de trabalho e o uso de tecnologias em contextos militares.
“Eu acho que é para ler e ter uma perspectiva de futuro. Do que a gente vai ter daqui para frente. Na leitura, eu espero que as pessoas se questionem e falem: ‘Caramba, isso já está acontecendo’”, afirmou Ben-Hur.
A obra também apresenta a proposta de uma “Carta de Convivência Humano-Robô para 2035”, com princípios que, segundo o autor, buscam orientar o desenvolvimento tecnológico com foco na dignidade humana.
Para o jornalista PC Vasconcelos, o tema precisa ser debatido. “É um tema novo, sobre o qual nós precisamos nos debruçar. E acredito que o Ben vai iluminá-lo, tirando uma certa aridez e trazer para um consumo mais fácil”, disse.
O livro foi publicado pela Editora Manole, pelo selo Amarilys, e teve apresentação do escritor e jornalista Edney Silvestre.
Obra ‘Meus robôs’ foi apresentada na noite desta terça-feira (10) na Livraria da Travessa do Shopping Leblon
Reprodução/TV Globo
Obra ‘Meus robôs’ foi apresentada na noite desta terça-feira (10) na Livraria da Travessa do Shopping Leblon
Reprodução/TV Globo