Liderança indígena desaparece em comunidade no Amajari, em Roraima
10/02/2026
(Foto: Reprodução) Liderança indígena Gabriel Ferreira Rodrigues, de 28 anos, desapareceu no dia 1º de fevereiro
CIR/Divulgação
A liderança indígena da região do Amajari, no Norte de Roraima, Gabriel Ferreira Rodrigues, de 28 anos, está desaparecida há cerca de dez dias após participar de um evento na comunidade indígena Juracy, no município.
Ele foi visto pela última durante a última noite de um evento tradicional realizado no local. O boletim de ocorrência foi registrado no dia 3 de fevereiro de 2026, na Delegacia Virtual de Roraima, e o caso está sob apuração do Núcleo de Investigações de Pessoas Desaparecidas da Polícia Civil.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp
Gabriel saiu de casa, comunidade indígena Novo Paraíso, no dia 31 de janeiro para participar do evento e foi visto entre 6h e 7h da manhã no barracão da festa. Desde então, ele não retornou para casa nem manteve contato com familiares ou amigos.
Por meio de nota, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) informou que, por meio da Coordenação Regional em Roraima, está acompanhando o caso e acionou os órgãos de segurança pública, incluindo a Polícia Federal (PF), a Polícia Civil e a Força Nacional.
O g1 procurou a Polícia Civil, questionou sobre as investigações e aguarda resposta.
Gabriel Ferreira Rodrigues tem 28 anos e mora na comunidade indígena Novo Paraíso, localizada na região de Amajari
CIR/Divulgação
Moradores disseram à família que Gabriel foi visto seguindo em direção a uma fazenda próxima. Em entrevista ao g1, o primo de Gabriel, Isaías Rodrigues, de 33 anos, afirmou que até o momento, não há nenhuma pista concreta sobre o paradeiro da liderança indígena.
"De lá pra cá, já são vários dias sem nenhuma notícia, nenhuma informação, nada mesmo”, afirmou Isaías.
De acordo com o primo, ele não era casado e não tinha filhos. Além de atuar em sua comunidade de origem, Gabriel exerce uma função de liderança regional, sendo secretário regional e articulando ações junto a diversas comunidades indígenas da região.
As buscas seguem sendo cobradas pela família, que relata angústia diante da falta de respostas.
“Já faz vários dias e não surgiu nenhuma pista, nenhuma informação nova. A gente só quer saber o que aconteceu com ele”, disse o primo.
A família disponibilizou os telefones para qualquer informações sobre Gabriel: (95) 98417-2641 e (95) 9418-8495.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.