Instagram diz que resolveu problema que solicitava troca de senha a usuários, mas não informou a causa
12/01/2026
(Foto: Reprodução) Ícone do Instagram.
REUTERS/Thomas White
O Instagram afirmou, no domingo (11), que corrigiu um problema que resultou no envio de e-mails solicitando a troca de senha a usuários. A empresa não informou a causa da falha.
Nas últimas semanas, várias pessoas relataram ter recebido essas mensagens sem terem feito qualquer solicitação à rede social.
A situação ocorre em meio a relatos de um possível vazamento de dados de mais de 17 milhões de contas, que, segundo uma empresa de segurança, pode estar relacionado ao disparo desses e-mails (saiba mais ao final da reportagem).
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Os e-mails davam a entender que a própria pessoa havia iniciado o pedido (veja na imagem abaixo).
"Segundo e-mail que eu recebo dizendo que estão tentando mudar a senha do meu Instagram", escreveu um usuário no X. "Acordei e vi um e-mail às 3h34 da manhã de alguém tentando mudar a senha do meu Instagram", relatou outra pessoa.
"Corrigimos um problema que permitia que terceiros solicitassem e-mails de redefinição de senha para algumas pessoas. Não houve violação de nossos sistemas e suas contas do Instagram estão seguras. Pode ignorar esses e-mails — desculpe pela confusão.", disse o Instagram neste domingo, no X.
O g1 procurou o Instagram para comentar o problema, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.
E-mail de redefinição enviado pelo Instagram aos usuários.
Reprodução/Instagram
Suspeita de vazamento de dados
Apesar de o Instagram afirmar que não houve violação das contas, a empresa de segurança digital Malwarebytes informou, na sexta-feira (9), que criminosos roubaram dados sensíveis de mais de 17 milhões de contas da rede social.
Segundo a empresa, o disparo dos e-mails pode estar relacionado a esse incidente.
Segundo a empresa, foram expostos nomes de usuário, endereços, números de telefone e endereços de e-mail. "Esses dados estão disponíveis para venda na dark web e podem ser explorados por cibercriminosos", afirmou.
O g1 questionou o Instagram sobre a denúncia da Malwarebytes, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.
Ferramenta gratuita da rede social X tem sido usada para criar imagens íntimas falsas
CLOiD, robô 'faxineiro' da LG, coloca roupa na máquina de lavar na CES 2026
Crise da memória RAM pode deixar celulares, notebooks e até carros mais caros no Brasil