'Estamos aliviados e felizes': turistas brasileiros presos por 4 dias em estrada na Bolívia voltam para o Brasil
12/01/2026
(Foto: Reprodução) Turistas retornaram ao Brasil
Os oito turistas brasileiros que ficaram retidos em La Paz, na Bolívia, desde a última quarta-feira (7), conseguiram deixar o país e chegaram ao Brasil na segunda-feira (12). Segundo uma das passageiras, Rita Franco, o grupo conseguiu sair com apoio da força aérea boliviana.
"Saímos ontem a tarde em um voo da força aérea direto para Santa Cruz de La Sierra. De Santa Cruz pegamos um ônibus para Puerto Quijarro e agora estamos em Miranda, quase chegando em casa. Estamos aliviados e felizes de estar no Brasil", contou ao g1.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
O grupo viajava de Cusco, no Peru, com destino a Mato Grosso do Sul, mas teve o trajeto interrompido por bloqueios em estradas causados por protestos próximos à capital boliviana.
Com as manifestações, o deslocamento ficou interrompido, e os brasileiros permaneceram na cidade por alguns dias.
LEIA TAMBÉM:
'Tá um caos aqui na Bolívia': turistas brasileiros estão presos há 3 dias em estrada rumo ao Brasil; veja vídeo
Dificuldades durante a viagem
Antes de conseguir deixar o país, o grupo caminhou cerca de 15 quilômetros até encontrar transporte para La Paz, onde ficou hospedado. De acordo com Rita, eles tentaram seguir viagem tanto pela rodoviária quanto pelo aeroporto, mas não havia ônibus nem voos disponíveis.
Dos oito turistas, seis são de Campo Grande e dois de Dourados, em Mato Grosso do Sul. A chegada ao estado estava prevista inicialmente para sexta-feira (9), às 18h, mas o bloqueio das estradas impediu o cumprimento do cronograma.
Protestos na Bolívia
Os protestos começaram após o governo boliviano suspender subsídios aos combustíveis, o que fez o preço da gasolina e do diesel dobrar. Segundo os manifestantes, o aumento impactou o custo de vida e encareceu produtos básicos.
Em resposta, rodovias foram bloqueadas em várias regiões do país a partir de terça-feira (6). Desde dezembro, a Central Operária Boliviana (COB), maior central sindical da Bolívia, organiza atos em La Paz. Nos últimos dias, camponeses e professores também passaram a participar das mobilizações.
Turistas conseguiram apoio da Força Aérea Boliviana
Reprodução
Veja vídeos de Mato Grosso Sul: