Empresário cita perda de visão após ingerir whisky em MT e secretaria de Saúde investiga contaminação por metanol
22/10/2025
(Foto: Reprodução) Igor Thomae Rodrigues, 27 anos, teve perda de visão após ingerir bebida alcóolica
Reprodução
O empresário Igor Thomae Rodrigues, 27 anos, teve perda da visão após ingerir uma bebida alcoólica em Água Boa, a 736 km de Cuiabá. O caso é investigado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), como suspeito de contaminação por metanol. Até agora, Mato Grosso registrou um caso confirmado de intoxicação.
Igor contou ao g1 que, na noite da última terça-feira (14), voltou de uma viagem a trabalho e passou em um mercado da cidade para comprar uma garrafa de whisky. Ele disse que ingeriu o conteúdo da garrafa com uma amiga, que não apresentou sintomas.
Segundo o empresário, no dia seguinte, apresentou muita sonolência. Já na quinta-feira (16) acordou com fortes dores de cabeça, no estômago, enjoos e vômitos. Em seguida, passou a sentir falta de ar e alteração no campo de visão.
"Na hora que começou a me faltar ar, a minha visão mudou de visão normal para uma visão como se tivesse duas lanternas ligadas dentro do meu olho. Conseguia ver as coisas, só que era como se isso tivesse no máximo. Eu via tudo branco", relatou ele.
Igor disse que pediu ajuda ao Corpo de Bombeiros da cidade. Ao g1, os bombeiros informaram que realizaram os primeiros socorros ainda na casa do jovem e o encaminhou ao Hospital Regional Paulo Alemão.
Em nota, o hospital informou que o diagnóstico inicial considerado pela unidade foi intoxicação por etanol, mas não foram obtidos exames laboratoriais ou toxicológicos que confirmassem a suspeita.
"O paciente solicitou alta a pedido em 18/10/2025, sendo devidamente esclarecido e orientado quanto à necessidade de acompanhamento médico especializado e realização de novos exames em outro serviço de saúde de referência", diz em trecho da nota.
Segundo Igor, após receber alta, consultou uma médica oftalmologista da família, que o orientou a procurar um tratamento médico em Goiânia com urgência. Atualmente, Igor internado em uma unidade de saúde particular de Goiás, acompanhado da mãe, e aguarda o resultado de novos exames para saber da sua condição clínica.
"A oftalmologista comentou que o meu nervo ótico estava seco, não tinha corrente sanguínea nenhuma, ele estava estrangulado [...] três doutores que a gente conversou até agora dão 99,9% de certeza que é o metanol. [Sobre a recuperação] ninguém me deu esperança de nada mas também não me tiraram a esperança 100%", ressaltou..
O Ministério da Saúde afirmou que os principais sintomas devido à intoxicação por metanol podem aparecer entre 12h e 24h após a ingestão da substância.
A médica intensivista, emergencista e presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira, Patrícia Mello, explicou ao g1 que caso o diagnóstico correto e o atendimento adequado não forem feitos rapidamente, a mortalidade pode ser superior a 50%. Se o socorro for rápido, a mortalidade pode ser de menos de 10%
Infográfico: o impacto do metanol no corpo humano.
Arte/g1
Investigação em Água Boa
Após a denúncia de Igor, uma força-tarefa formada pela Polícia Civil e Vigilância Sanitária realizou, nesta terça-feira (21), uma operação de fiscalização em comércios de Água Boa e cidades vizinhas. Segundo a polícia, entre os dias 11 e 14 de outubro, outras pessoas apresentaram reações adversas após ingerirem bebidas alcoólicas comercializadas na cidade.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que está investigando o caso de Igor e, segundo a pasta, o paciente recebeu atendimento inicial no município e, após solicitar alta, foi levado pela família para Goiânia, onde permanece internado e em tratamento.
"A SES informa que realiza o monitoramento do caso e as ações necessárias para a investigação. No momento, a Secretaria aguarda o resultado dos exames laboratoriais. A Secretaria orienta que quem ingerir bebida alcoólica de origem desconhecida e apresentar tontura, dor de cabeça, náusea ou alterações visuais deve procurar imediatamente uma unidade de saúde", diz trecho do comunicado.
Quais são os sintomas da intoxicação causada por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas