COP30: equipe de reportagem da TV TEM participa da cobertura do evento em Belém
04/11/2025
(Foto: Reprodução) TV TEM faz cobertura especial da COP 30 em Belém
O Brasil vai sediar pela primeira vez um dos eventos mais importantes do mundo: a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30.
O encontro será realizado entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA), e vai reunir líderes mundiais, cientistas e representantes de mais de 190 países para discutir o futuro do clima e possíveis soluções para os impactos ambientais que já são sentidos em todo o planeta.
A TV TEM vai participar da cobertura especial do evento. Os repórteres Adriano Baracho e Mayla Rodrigues estarão na capital paraense a partir do dia 8 de novembro. Os dois vão mostrar os bastidores, curiosidades e principais destaques dessa conferência histórica diretamente de Belém, que também é cidade natal de Adriano.
Equipe da TV TEM de Bauru participa do evento que vai discutir soluções para as mudanças climáticas
TV TEM/ Reprodução
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Criada pela ONU em 1995, a COP — sigla para “Conferência das Partes” — já resultou em acordos importantes, como o Protocolo de Kyoto e o Acordo de Paris, que estabeleceram metas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, principal causa do aquecimento global.
O pesquisador Irae Amaral Guerrini, professor da Unesp de Botucatu, é um dos brasileiros que já participou de outras edições da conferência. Ele desenvolveu um sistema para medir o carbono sequestrado por florestas tropicais e já apresentou o método em diversos países.
“A gente foi, na verdade, divulgar na nossa metodologia de quantificação de carbono em sistemas florestais que é diferente e mais preciso do que o que o pessoal tem usado no exterior e é recomendado pelo ICC. Nós tivemos contato com muitas empresas, com muito pesquisadores, então em termos de início de divulgação foi muito bom”, explica o professor.
Neste ano, Belém foi escolhida como sede da COP30 por ser porta de entrada da Amazônia, a maior floresta tropical do planeta e essencial para o equilíbrio climático mundial. O evento deve promover debates sobre como conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental, um desafio que envolve governos, empresas e toda a sociedade.
Professor e pesquisador de Botucatu já participou da COP para apresentar projeto
TV TEM/ Reprodução
Segundo Hugo do Valle Mendes, coordenador-geral de articulação e engajamento do Ministério do Meio Ambiente, a conferência é uma oportunidade para transformar ideias em ações concretas, com o objetivo de construir um futuro mais sustentável.
“Esse é ecossistema de atores interagindo para chegar a novos compromissos tanto no plano de legislação internacional, mas também compromissos entre esses atores para avançar no que a gente chama de ações climáticas. São projetos e medidas concretas”, destaca.
Além das autoridades e líderes mundiais, a COP30 reunirá representantes de ONGs, pesquisadores, povos indígenas, jovens e movimentos sociais de diversos países e continentes. A COP é um espaço para que iniciativas se transformem em soluções reais.
COP30 vai ser realizada em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro
TV TEM/ Reprodução
“A gente precisa entender que o impacto das mudanças climáticas já chegou e a gente precisa se adaptar a ele para que a gente possa continuar vivendo”, completa Hugo.
E é justamente de lá que a equipe de reportagem a TV TEM vai acompanhar de perto tudo o que acontecer e trazer as informações em reportagens especiais que serão exibidas nos telejornais da TV TEM e publicadas também no g1.
A cobertura especial da TV TEM vai mostrar como as decisões tomadas em Belém podem impactar diretamente a vida de quem vive no interior de São Paulo e em todo o planeta.
Repórteres da TV TEM farão cobertura especial na COP30
TV TEM/ Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região