Casal de agricultores cultiva açaí com outras frutas e preserva árvores no interior de Roraima
Plantio consorciado Roraima tem açái, mamão e banana no interior de Roraima.
Ronny Alcântara/Rede Amazônica
Um casal de agricultores de Cantá, no interior de Roraima, planta 500 mudas de açaí em uma área preservada ao lado da Serra Grande, região turística do município, e usa o sistema de consórcio de culturas com banana e mamão para garantir renda enquanto as palmeiras crescem. A história foi destaque no Amazônia Agro deste domingo (16).
As mudas foram plantadas em uma área de dois hectares na base da serra, que tem cerca de 850 metros de altura e atrai pessoas com cachoeiras e piscinas naturais. O cultivo fica na propriedade dos agricultores Deusdete dos Santos, de 61 anos, e Antônia Ribeiro, de 56.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp
Além do açaí, o casal plantou banana e mamão no mesmo espaço. A técnica, chamada consórcio de culturas, é comum na agricultura e combina espécies diferentes na mesma área para que compartilhem água e nutrientes, além de gerar renda para os produtores em períodos diferentes.
🌱 No caso da família, a banana é a principal fonte de lucro enquanto o açaí ainda se desenvolve.
Agricultores Deusdete dos Santos e Antônia Ribeiro cultivam açaí em plantio consorciado em Roraima.
Ronny Alcântara/Rede Amazônica
LEIA TAMBÉM:
Pecuária cresce 85% em Roraima em sete anos, aponta Agência de Defesa Agropecuária
Agronegócio, produção rural: tudo sobre o Amazônia Agro
Vacas com chifres de meio metro e embriões de R$ 1,2 mil chamam atenção em feira agro de RR
Segundo o casal, o sistema foi escolhido porque evita a derrubada de árvores e o uso de fogo. A inspiração, segundo eles, vem da própria natureza, onde pássaros se alimentam de frutos e espalham sementes pela mata.
Mas não é só fruta que tem na área de plantio. Os agricultores também decidiram manter as árvores nativas que já existiam no local, como os ipês. Para Deusdete, preservar a vegetação é uma forma de garantir o futuro.
“Esse Brasil, esse planeta, vem novas gerações, e se nós não cuidarmos, como vai ser para essa nova geração?", disse o agricultor.
Vista aérea da plantação consorciada de açaí com outras frutas em Roraima.
Ronny Alcântara/Rede Amazônica
A técnica deve render bons cachos de açaí. Segundo o pesquisador Otoniel Ribeiro Duarte, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que atua há 35 anos na fruticultura em Roraima, o açaí precisa de alta umidade para se desenvolver bem, condição encontrada na mata da Serra Grande.
Ele explica que a umidade contribui na qualidade e no sabor da polpa, mas alerta que a produtividade pode ser menor em áreas com plantio consorciado.
“Quando ele [açaí] começa a produzir, as plantas que estão ao lado sofrem muito, mas nesta situação, dentro da floresta nativa [...] é uma opção excelente, só que não vai ter a mesma produtividade de um plantio homogêneo de açaí", afirmou o pesquisador.
Cultivo consorciado de açí ocupa dois hectares, no interior de Roraima.
Ronny Alcântara/Rede Amazônica
Para garantir a água necessária, o casal investiu em um sistema de irrigação no cultivo de açaí, medida considerada fundamental pelo pesquisador. Ele destaca que Roraima, especialmente na região Sul, tem boas áreas para plantações.
➡️ Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que as lavouras agrícolas em Roraima produziram 3.222 toneladas de açaí, uma alta de 4,3% em relação ao ano anterior, quando foram 3.087 toneladas. O volume coloca Roraima entre os cinco maiores produtores do país.
A plantação também representa esperança para o casal, que perdeu o cultivo anterior no Sul do estado há dois anos. Para a agricultora Antônia, cada muda de açaí é tratada como um filho.
“A gente cuida de uma planta, do açaí, igual um bebê quando nasce. A gente tem aquele amor pela terra, pela planta”, conta.
O casal acredita que o recomeço vai trazer mais renda e qualidade de vida.
Veja outras reportagens do Amazônia Agro:
Casal aposta na agricultura e mantém mais de 10 cultivos na zona rural de Boa Vista
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.FONTE: https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2025/11/16/casal-de-agricultores-cultiva-acai-com-outras-frutas-e-preserva-arvores-no-interior-de-roraima.ghtml