BRT Metropolitano vai operar com frota completa no Carnaval na Grande Belém
13/02/2026
(Foto: Reprodução) Sistema BRT Metropolitano ganha novas linhas e passa a operar com 31 rotas
A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) informou nesta sexta-feira (13) que o BRT Metropolitano vai manter a frota em operação durante o período de Carnaval.
A medida vale, principalmente, para as linhas que atendem Benevides, Santa Bárbara, Santa Izabel do Pará e Castanhal, e busca garantir mobilidade para quem vai aproveitar os blocos e festas na região.
✅ Clique e siga o canal do g1 PA no WhatsApp
Serviço em operação assistida
Segundo o diretor de Transporte Metropolitano da Arcon, Gilberto Barbosa, o sistema funcionará normalmente durante a folia.
“A concessionária vai manter o pleno funcionamento, pois os municípios da região metropolitana têm uma tradição carnavalesca que pode resultar na alta procura do serviço”, explicou o diretor.
Ele destacou ainda que o BRT segue em operação assistida, com acompanhamento da Arcon e da concessionária BRT Amazônia para possíveis ajustes de oferta durante o feriado.
BRT Metropolitano, em Belém do Pará.
Alexandre Costa / Ag. Pará
“Nesses primeiros meses, percebemos adesão crescente, com maior fluxo de passageiros no início da manhã e no fim da tarde. Vamos analisar como será no Carnaval e se haverá nova calibragem”, acrescentou Barbosa.
Linhas e estrutura
O sistema opera com 6 linhas troncais e 26 alimentadoras, interligando Castanhal, Santa Izabel, Santa Bárbara, Benevides, Marituba, Ananindeua e Belém.
São dois terminais de integração e 17 estações ao longo do corredor viário. Em funcionamento desde novembro de 2025, o BRT Metropolitano utiliza veículos elétricos e Euro 6, com zero e baixa emissão de poluentes.
Tarifa e gratuidade
A tarifa zero será aplicada apenas no domingo de Carnaval, informou a Arcon. O benefício é previsto contratualmente para domingos e feriados estaduais ou nacionais, como a terça-feira de Carnaval não é feriado oficial, o passe gratuito não se aplica nessa data.
O valor da passagem é de R$ 4,60, e estudantes pagam meia-tarifa, no valor de R$ 2,30. O pagamento pode ser feito em espécie ou pelo sistema de bilhetagem digital Pra Já, disponível em cartão físico, app e terminais de autoatendimento localizados em Ananindeua, Marituba e São Brás.
Idosos, pessoas com deficiência e outros grupos com isenção podem utilizar o Pra Já Especial para acessar o benefício.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA