Aneel aprova interligação de Roraima ao Sistema Interligado Nacional de Energia
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (9) a conexão de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN) de energia. O estado era o único do país que estava isolado da rede e dependia da energia gerada por usinas termelétricas.
Em setembro, o governo federal deu início do processo de energização da Linha de Transmissão Manaus - Boa Vista, conhecida como Linhão do Tucuruí. Impasse durante anos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou uma ordem de serviço para o início das obras.
A linha de transmissão vai ligar Manaus a Boa Vista e conectar Roraima ao SIN. A obra é pedida há anos pelo governo do estado, que sofre frequentemente com a falta de energia, mas nunca saiu do papel.
🔎 O estado é o único que não estava conectado ao SIN. A Venezuela enviava energia para Roraima desde 2001, mas em março de 2019 cortou o abastecimento após uma série de apagões no país vizinho. Em fevereiro de 2025, o Brasil voltou a importar a energia para abastecer o estado.
Durante mais de 18 anos a energia de Roraima foi fornecida pela Venezuela. No entanto, o país parou de enviar energia ao estado em março de 2019. Desde então, a energia elétrica consumida pelos 15 municípios do estado é fornecida pela Roraima Energia.
O parque térmico do estado é formado por 17 Centrais Geradoras Termelétrica (UTE) e uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH), que geram uma média diária de 200 megawatt (veja quais são elas mais abaixo). Ao todo, são quase 176 mil consumidores que dependem da empresa no estado.
- Esta reportagem está em atualização.FONTE: https://g1.globo.com/economia/noticia/2025/12/09/aneel-aprova-interligacao-de-roraima-ao-sistema-interligado-nacional-de-energia.ghtml