Adolescente é a única representante do Brasil na categoria Júnior do maior evento de patins do mundo: 'Honra'
14/02/2026
(Foto: Reprodução) Adolescente é a única a representar o Brasil na categoria Júnior do maior evento de patins
Uma adolescente de 12 anos, moradora de São José do Rio Preto (SP), é a única a representar o Brasil na categoria Júnior do maior evento de patins do mundo. Joana Caroline Tavares Melo vai participar do WinterClash 2026 entre os dias 26 e 28 de fevereiro, em Eindhoven, na Holanda.
Joana começou no esporte aos sete anos, durante a pandemia de Covid-19, em 2021, estimulada por vídeos na internet. Ao virem o entusiasmo da filha, à época, os pais a presentearam com patins da Barbie.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Em entrevista ao g1, ela revelou que, no começo, era somente um passatempo, mas tudo mudou quando passou a ter contato com outros praticantes da modalidade.
"Comecei a frequentar o Júpiter Olímpico, em Rio Preto, e comecei a me encantar por saltos e descer rampas. Em seguida, meus pais foram trocando os meus patins por outros melhores, até que resolvi experimentar o street e fiquei encantada. O que era uma diversão de fim de semana acabou virando minha maior paixão", conta.
Patinadora Joana Caroline Tavares Melo é natural de São José do Rio Preto (SP)
Divulgação
Aos oito anos, a atleta participou de uma competição de patins e foi convidada por um organizador de um evento ao vê-la fazendo alguns giros. Na ocasião, ela ainda não tinha os patins street.
Em 2023, a adolescente começou a participar oficialmente das competições. Nos anos de 2024 e 2025, foi bicampeã paulista em sua categoria, e conquistou o terceiro lugar no Campeonato Sul-Americano de Patins Street no ano passado. Joana também foi vice-campeã sul-americana na modalidade Patins Park.
Agora, ela se prepara para representar o país em sua categoria no maior evento de patins do mundo.
"É uma honra e uma responsabilidade muito grande. Saber que serei a única brasileira na minha categoria e que vou levar a bandeira do Brasil, representando meu país e as meninas que patinam aqui, é incrível. Quero mostrar que o patins brasileiro é forte e que, mesmo sendo nova, tenho muita vontade de aprender e dar o meu melhor. É a realização de um sonho não só meu, mas da minha família, que me ajuda tanto", finaliza.
Para este ano de 2026, a patinadora também se prepara para disputar as três etapas do Campeonato Paulista, almejando o tricampeonato, além de duas etapas do Campeonato Brasileiro e a classificação para o Mundial do Paraguai.
Joana Caroline Tavares Melo começou a patinar aos sete anos em São José do Rio Preto (SP)
Arquivo pessoal
Initial plugin text
Incentivo
Parte do dinheiro que será usado na viagem à Holanda foi doada por patrocinadores e amigos da família, que promoveu campanhas de arrecadação pela internet.
O pai de Joana, o gerente comercial Alexandre Almeida Júnior, de 41 anos, relatou à reportagem as dificuldades enfrentadas por atletas brasileiros para conseguir apoio no esporte.
"O patrocínio no Brasil para esportes é um desafio gigante. Então, a gente 'joga em todas as posições': pai, videomaker, editor, empresário, cuido da logística, além de ser fã número um. Tudo isso para dar conta de organizar tudo e deixar ela livre para patinar e se divertir", contou.
Joana Caroline Tavares Melo começou a patinar aos sete anos em São José do Rio Preto (SP)
Divulgação
Apesar dos desafios, ele se diz orgulhoso ao saber que a filha vai representar a nação em uma competição que reúne atletas de outros países. A adolescente estará acompanhada dos pais durante a disputa em Eindhoven. Essa será a primeira viagem internacional da família.
"O mais gratificante não são só os troféus, mas ver a maturidade dela e o respeito que ela conquistou dentro do esporte. Apesar de ser ainda muito criança, ela leva muito a sério, e nós sermos testemunhas dessa evolução, saindo daqui de Rio Preto para o mundo, é a melhor recompensa que eu e minha esposa poderíamos ter", finaliza Alexandre.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM